quinta-feira, 22 de novembro de 2012

JOVENS


Juventude? 


Alguém poderia dizer: período entre a infância e a idade madura? Acredito ser difícil para qualquer um expressar em palavras um período de vida que compreende a juventude. Isto por se tratar de vida, e como se explica a vida? A vida é um dom de Deus, é verdade. Mais como explicar a vida, difícil? Não concordam?

Mas transcrevendo em palavras, poderíamos dizer que este é o período da vida que expressa mais vida, mocidade, vigor, varonilidade, este é o período da vida em que todos pensam que nunca vai acabar de tão bom que é. Por isso é nesse período que os jovens fazem planos, projetos, tomam decisões importante e, etc.
           
Este período também é marcado pela insegurança, isto porque o mancebo acabou de sair de debaixo das asas dos pais, e agora passa a olhar para o futuro sozinho, passa a entender que a vida não é tão fácil assim.
               
·         Ser jovem é ser alegre, é gozar de abundância de força física, é romper com o impossível e o “proibido”, é andar segundo o próprio coração e satisfazê-lo. Juventude é uma flor que desabrochou no tempo certo, e que por algum tempo continuará bela e formosa e chamando a atenção de todos, mas que um dia chega ao fim.
·         Juventude é a fase do preparo para uma vida mais madura (adulta) e capaz, e isto em todas as áreas da vida: moral, social, familiar, sentimental e espiritual, acadêmica e profissional. Em fim, ser jovem é ter a capacidade de realizar, sonhar, de viver acima das expectativas, mesmo sendo um período de definições, de complexos, de adaptações e carências.
·         E na bíblia existem muitos conselhos para cada área da nossa vida, e conselhos são bons para nós, pois nos fazem saber para onde ir, em muitos casos. E a bíblia nos orienta a tomar conselhos (Pv 1:14/15:22)

A bíblia aconselha os jovens em diversas áreas de suas vidas:
·         Na área espiritual  Aconselha os jovens a servirem a Deus de modo perfeito (Ec 12:1), antes que você não tenha mais prazer na vida (Ec 12: 2-5). Aconselha os jovens a terem um testemunho de vida exemplar em vários aspectos (1Tm 4:12). 
Ensina aos jovens a praticarem boas obras (Tt 2:7a). Aconselha aos jovens a serem santos (1Ts 4:3-5). Ensina que os jovens devem ter confiança e esperança no Senhor, desde a mocidade (Sl 71:5)
·         Na área familiar  Aconselha os jovens a obedecerem aos mais velhos e a serem submissos, tanto aos pais quanto aos outros (1Pe 5:5).
·         Na área Social – A bíblia ensina aos jovens que no trato de uns com os outros deve haver humildade, e ainda adverte sobre a soberba (1Pe 5:5)
·         Na área sentimental – A bíblia aconselha aos jovens nesta área de maneira eficaz, e só fala de casamento como compromisso sentimental perfeito (Pv 5:15-20) em um regime monogâmico.
·         Na área acadêmica e profissional – A bíblia cita jovens de Deus, que eram belos, mais que eram muito inteligentes por estudarem, mostrando assim que todo jovem cristão deve estudar e trabalhar como faziam Daniel, Hananias, Misael e Azarias (Dn1:4,19,20) (Cl 3:22-25)
Na área Moral – A bíblia relata Paulo elogiando a Timóteo, por ter seguido seus ensinamentos também na vida moral (1Tm 3:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário